.

''Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar".
William Shakespeare

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Incontestável Verdade

O ambiente em que se vive é bastante controverso, por ser marcado por diversos contrastes. É rico em exatamente tudo que se precisa para sobreviver, mas já se passou o tempo em que seres humanos e a natureza conciliavam a dádiva da vida em harmonia. A cobiça, anseio e pretensão de almejar bens a todo custo, está resultando em sérios problemas.
Este ecossitema é magistral, funcionando em uma impecável sintonia. Oferece o ar, o solo e a água, componentes absolutos e vitais, que se ligam em um ciclo perfeito que os residentes da Terra (em sua maioria), obstruem sem nenhuma consciência.
Entretanto, caro leitor, a sociedade humana não é a única a habitar esse planeta, há também os animais, criaturas, que embora inferiores no quesito consciente, noto que são muitíssimo mais harmoniosos com o seu habitat do que os denominados "superiores" seres humanos.
A sociedade humana é determinada por vários contrastes e fatores entre as pessoas, pois não vivem em igualdade.
Há pessoas que são desprovidas de uma vida digna, pois não possuem se quer o que é básico, como moradia, educação e saúde de qualidade. Também há aquelas que com trabalho e luta conseguem viver com simplicidade. Outras desfrutam de uma vida estável e confortável. E "acima", as que podem usufruir do que os homens julgam como prioridade e tudo o que esse planeta tem de melhor a oferecer. É a necessidade de se sobressair entre os demais, acumular bens, custe o que custar. Do poder e do ser.
Mas por quê? Toda a humanidade é dotada com o dom da vida, não seria correto ter direitos iguais?
Como coletivo, há leis e deveres a serem seguidos. Elege-se numa democracia: prefeitos, governantes e presidentes, que deveriam fazer de todo o seu possível para ajudar a ter mais igualdade, mas infelizmente não é isso que é sucedido.
Além de tudo, são criados itens que prejudicam a atmosfera, lançando gases poluentes; e dia após dia, ano após ano, vão gerando um acúmulo, resultando na abertura da camada de ozônio, que, consequentemente está aquecendo cada vez mais o planeta. Implicando também uma natureza em revolta, com tornados, furacões, ciclones, enchentes, terremotos e até ondas gigantes.
Como se pode notar, o planeta Terra tem o tipo de habitante que destrói tudo que lhe foi proporcionado para sua vida, e de seus descendentes futuros; uma permanência que poderia ser sublime, se não fosse pela irrevogável falha humana, tudo pela necessidade de ser fera.
Para formar pessoas conscientes do futuro, felizmente as escolas lutam para formar melhores cidadãos, construindo a educação (juntamente, claro, com a participação fundamental dos pais) das crianças em desenvolvimento para que, não cometam os mesmos erros dos pais e antepassados, que formaram este ambiente de convivência tão absurdo.
Crê-se que a nova geração, que estuda e vivencia todo esse caos, crie uma consciência diferente do que os ancestrais, pois os jovens e crianças são quem vai mudar (com certeza para melhor) o futuro da espécie.

Amanda Franzoi - 10/11/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário